sexta-feira, 1 de março de 2013

RACIONAMENTO DE ÁGUA EM ALCANTARAS

COM MUNICÍPIO A BEIRA DE UM COLAPSO HÍDRICO
 MEDIDA É IMPLANTADA EM ALCANTARAS

Pedra do meio - anteriormente submersa por água
No inicio desta ultima semana a Companhia de Água e Esgoto do Ceará anunciou que foi implantado um programa temporário de  racionamento de água em Alcântaras.

 A partir de agora somente será distribuida água pela rede de abastecimento  da cidade no periodo da manhã como forma de evitar o rapido esvaziamento da barragem que encontra-se com menos de 3% de sua capacidade total e que poderá continuar a abastecer a cidade apenas no periodo dos proximos 45 dias. A medida que deveria ter sido implantada a oito meses atrás ainda quando o Açude Pinga encontrava-se com 54% de sua capacidade não foi atendida mesmo após campanhas, enquetes e até um seminário onde a simulação de esvaziamento da barragem foi projetada. Com o menor volume hídrico de sua história o único manancial que abastece a pequena cidade parece agonizar sob os fortes ventos e o sol quente que atinge a cidade, fatores estes que colaboram para a redução de água devido o processo de evaporação. 

Foi tambem devido a pior seca dos ultimo 30 anos no Ceará, que lama chegou pelas torneiras dos alcantarenses ao invés de água, fazendo com que estes rezem todos os dias para que tenhamos um ano de muitas chuvas que na pratica ainda não começou. A escassez de água é alarmante na Serra da Meruoca, na cidade onde leva o mesmo nome a comunidade está sendo abastecida por caminhões pipas que trazem água de Massapê, e a prefeitura anunciou a perfuração de poços profundos. Já em Alcântaras a Operação Pipa do Estado nunca ocorreu na pratica o que tem deixado a população cada vez mais preocupada com a falta d'água, que já atinge escolas e postos de saúdes da Sede e da Zona Rural.

01 de março de 2013
Assesoria de Comunicação da ECOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.